segunda-feira, 31 de julho de 2023

Deputada Bia Kicis denuncia prisão política de Allan Frutuozo, do Vista Pátria, e levanta questionamentos: ‘tudo isso aí tem que ser respondido’


Durante sua live semanal, a deputada federal Bia Kicis comentou diversas violações de direitos humanos que vêm ocorrendo no Brasil, e mencionou em especial a prisão do jornalista Allan Frutuozo, do site Vista Pátria, levantando os pontos que mostram a clara motivação política da prisão. 

A deputada relatou: “a PF prendeu o jornalista Allan Frutuozo no aeroporto do Galeão. Allan é jornalista do canal Vista Pátria.  E a alegação é que ele teria provocado “atos antidemocráticos”, parece que no dia 12 de dezembro do ano passado (...) O processo é tão sigiloso que a própria polícia não teve acesso, inicialmente, ao seu mandado de prisão, ao ponto dele ter ficado horas e horas aguardando para saber se seria ou não preso”.

Bia Kicis mostrou que a prisão do jornalista levanta uma série de dúvidas que indicam o caráter político da prisão. Ela questionou: “O fato é que ele tem endereço conhecido, um canal público. Por que está respondendo no Supremo se ele não tem foro? Por que seu advogado não teve acesso aos autos? Segundo a defesa, ele estava transmitindo o evento. Então, agora, um jornalista que está transmitindo uma guerra, ele está participando da guerra? Um jornalista que tenha filmado as invasões, eles participaram da invasão?”.

A deputada comparou com o caso do fotógrafo Adriano Machado, da Reuters, registrado em vídeo no interior do palácio do Planalto, aparentemente orientando invasores em atos de depredação, que ainda não foi chamado sequer para depor à CPMI. Bia Kicis disse: “Tem até aquele fotógrafo, que não estão deixando depor. Ele estava lá dentro, fotografando. Aquele fotógrafo também estava invadindo os prédios? Tudo isso aí tem que ser respondido”.

A deputada também citou uma série de outras violações de direitos e propostas do governo Lula para aumentar a perseguição política, como o “pacote democrático” de Lula e Flávio Dino, repleto de medidas contrárias à Constituição e a tratados de Direitos Humanos. Bia Kicis lembrou que senadores levaram as denúncias de violações de direitos humanos à ONU e falou da importância de relatar ao mundo a situação vivida pelo Brasil. 

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e pessoas que apenas têm um discurso diferente do imposto pelo cartel midiático vêm sendo perseguidos, em especial pelo Judiciário. Além dos inquéritos conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, também o ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Felipe Salomão, criou seu próprio inquérito administrativo, e ordenou o confisco da renda de sites e canais conservadores, como Bárbara, do canal Te Atualizei, e a Folha Política. Por transmitir discursos e pronunciamentos do então presidente da República, durante o exercício do cargo, toda a receita de mais de 24 meses do nosso trabalho está bloqueada por ordem do TSE, com aplauso dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. 

Sem a possibilidade de receber a renda de seu trabalho, o jornal corre o risco de fechar. Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode ajudar, use o QR Code para a empresa Raposo Fernandes, ou use o código ajude@folhapolitica.org. Caso prefira, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

Há 10 anos, a Folha Política faz a cobertura da política brasileira, mostrando atos, pronunciamentos e eventos dos três poderes, quebrando a espiral do silêncio imposta pelo cartel de mídia que quer o monopólio da informação. Pix: ajude@folhapolitica.org

Toda a renda gerada pelo nosso jornal desde 1º de julho de 2021 está confiscada por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org  

Depósitos / Transferências (Conta Bancária): 

Banco Inter (077)

Agência: 0001

Conta: 10134774-0

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

-

Banco Itaú (341)

Agência: 1571

Conta: 10911-3

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário