segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Senador Flávio Bolsonaro denuncia Randolfe no Conselho de Ética por tomar celular de cidadão


O senador Flávio Bolsonaro denunciou o senador Randolfe Rodrigues ao Conselho de Ética do Senado, após Rodrigues tomar o celular de um youtuber que o questionava. O vídeo que mostra o senador subtraindo o celular foi divulgado pelo youtuber e chocou a sociedade, pela atitude do senador e também da polícia legislativa, que auxiliou Randolfe. 

O senador Randolfe Rodrigues, pelas redes sociais, admitiu o ato, em uma resposta ao influenciador Felipe Neto, que o repreendeu pela conduta. Randolfe disse: “Não me orgulho do que fiz, mas tudo tem limite e todos temos dias ruins. Todo dia sou atacado por milícias digitais e físicas que ameaçam e assediam a mim e minha família. Acabei reagindo como um ser humano. Infelizmente o fato ocorreu e faço questão de não me manter no erro”. 

Em outra ocasião, quando o então presidente Jair Bolsonaro reagiu a esse mesmo youtuber, sem tirar-lhe o celular, o senador Randolfe Rodrigues não considerou que pegar o youtuber pelo braço era “reagir como um ser humano”. 

A petição do senador Flávio Bolsonaro aponta: “Trata-se de representação ofertada em face da prática de conduta incompatível com preceitos éticos e decoro parlamentar por parte do Senador Randolfe Rodrigues que, no dia 02 de fevereiro de 2023, na entrada principal do Anexo 1 do edifício do Senado Federal, investido de forma autoritária e usando de violência se apropriou de um aparelho celular do Youtuber Wilker Leão, conforme amplamente divulgado pela imprensa”. 

A petição descreve: “Conforme é possível verificar do teor do vídeo, o Denunciado, com o propósito de coibir violentamente a liberdade de expressão de pessoa que o questionava sobre sua atuação parlamentar, empregou tamanha violência- a ponto do ofendido não possuir mais meios de oferecer resistência física — para então se assenhorar de forma ilegítima de seu aparelho smartphone. De acordo com as imagens propaladas em diversos sites, o Youtuber Wilker Leão, momentos antes do ato autoritário deflagrado pelo Denunciado o questionou sobre um projeto de lei de sua autoria, qual seja o PL 2864/22 que foi autuado em 28 de novembro de 2022”. 

A petição do senador Flávio Bolsonaro explica que o senador tomou o celular do youtuber ao ser questionado sobre possível cerceamento à livre manifestação do pensamento. O texto aponta: “tudo indica que a intenção do Youtuber - ofendido pelo Denunciado — era questioná-lo sobre possível cerceamento à livre manifestação de pensamento que o PL 2864/22 estava prestes a comprometer”. 

O texto explica a necessidade de proteger a liberdade de expressão e descreve como a conduta de Randolfe Rodrigues é incompatível com o decoro que se espera de um senador da República. 

Ouça trechos da denúncia feita pelo senador Flávio Bolsonaro contra Randolfe Rodrigues. 

O Conselho de Ética do Senado não se reúne desde setembro de 2019, mas o próprio senador Randolfe Rodrigues vinha defendendo que volte a funcionar. A falta de funcionamento decorre da pouca vontade dos senadores de julgar seus pares por falhas de conduta, mas também da paralisação generalizada de comissões e conselhos da Casa que se iniciou com o pretexto da pandemia e se estende sem justificativa. 

Muitos brasileiros estão vivendo sob o jugo de uma ditadura, em que seus direitos e garantias fundamentais estão sendo desrespeitados. O país tem presos políticos e pessoas, jornais e sites censurados. A totalidade da renda da Folha Política, e também de outros canais e sites conservadores, está sendo confiscada a mando do ministro Luís Felipe Salomão, ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, em uma decisão que recebeu o respaldo dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Há mais de 19 meses, toda a renda do nosso trabalho é retida sem qualquer justificativa jurídica.

Se você apoia o trabalho da Folha Política, que há 10 anos mostra os fatos da política brasileira, e pode ajudar o jornal a permanecer em funcionamento, doe qualquer valor através do Pix, usando o QR Code que aparece na tela ou o código ajude@folhapolitica.org. Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

Há 10 anos, a Folha Política vem enfrentando a espiral do silêncio imposta pelo cartel midiático que quer controlar a informação. Pix: ajude@folhapolitica.org


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário