sexta-feira, 10 de março de 2023

Deputados apontam ‘suborno’ de Lula a parlamentares para impedir investigação do 8 de janeiro pela CPMI


Da tribuna da Câmara, os deputados Gilson Marques e Carlos Jordy denunciaram as propostas feitas pelo governo Lula a parlamentares para que retirem suas assinaturas ou não assinem o requerimento de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar, de fato, os atos do dia 8 de janeiro. O requerimento já tem as assinaturas necessárias, mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não se digna a marcar uma sessão do Congresso Nacional. 

O deputado Gilson Marques relatou: “nosso País, habitado por 220 milhões de pessoas, depois de uma acirrada disputa eleitoral, em que o povo ficou dividido, e do resultado eleitoral, ficou boa parte dessa população descontente. Então uma parte dessa população, pequeníssima, resolve invadir a sede dos três Poderes em Brasília, degrada o patrimônio público, quebrando-o. É afastado então um Governador, 1.500 pessoas são presas, um Secretário de Estado é preso, a mídia toda informa, e a população fica pasma”. 

Marques comparou com o caso de um condomínio fictício que sofresse um ataque, e no qual alguém se opusesse a olhar as imagens das câmeras de segurança. O deputado disse: “todo mundo pagou pelas câmeras de segurança para, num momento de eventualidade, como um grande crime, em que 1.500 pessoas invadem o espaço, nós termos as imagens das câmeras. Mas o síndico, no caso, o Presidente deste País, diz: "Bom, realmente, nós temos câmeras, mas nós não vamos fornecer as imagens. Elas ficarão em sigilo". Mas por que eu paguei pelas câmeras? Por que elas existem, para fazer ninho de vespa? Não é possível! Está tudo em sigilo. Mas não para por aí. Depois disso, 190 Parlamentares, como se fosse uma boa parte daquele condomínio, resolvem fazer uma investigação para saber quais foram os culpados e em que grau. Então o síndico diz: "Não, não vamos fazer investigação. Não queremos investigação". O que é isso?! E mais: ele diz que, para os que não querem investigar, ele vai fazer uma piscina, vai fazer uma infraestrutura melhor na frente da casa deles”.

O deputado Carlos Jordy, que falou na sequência, apontou: “Esta semana nós fomos surpreendidos por notícias vindas do Palácio do Planalto que têm enojado todos nós. Lula e seu desgoverno, numa tentativa de blindagem pessoal, para impedir a investigação dos atos do dia 8 de janeiro, têm subornado Parlamentares com 60 milhões de reais em emendas do orçamento secreto para que retirem a assinatura do requerimento dessa CPMI. E agora estamos sendo surpreendidos por notícias piores. Ontem foi divulgado pela Globo News e agora pelo Estadão: Governo Lula oferece cargos de segundo escalão para barrar CPI sobre atos golpistas”.

O deputado ironizou: “Eu não entendo que medo é esse de Lula e seu desgoverno de uma apuração que vai favorecer a todos, permitindo fazer justiça a inocentes e culpados. Esses cargos e essas emendas estão sendo oferecidos para quem? Vamos analisar. Os Deputados dos partidos de esquerda não assinaram o requerimento dessa CPMI. Quem assinou esse requerimento foram os Deputados de direita, os Deputados conservadores, aliados do Presidente Bolsonaro, e Deputados de centro. E para quem ele está oferecendo, então, essas emendas do orçamento secreto e esses cargos de segundo escalão? Está oferecendo para os Deputados dos partidos de centro que compõem a sua base. Não bastam os 37 Ministérios para conseguir que eles retirem a assinatura desse requerimento, ele tem que oferecer emenda do orçamento secreto e cargo no segundo escalão para o Centrão”.

Jordy disse: “Vejam bem, pessoal, Lula é a verdadeira "tchutchuca" do Centrão! Está abrindo as pernas para o Centrão para conseguir barrar essa investigação dos atos do 8 de janeiro. É isso que está acontecendo. E todo mundo fica quieto!”. 

Muitos brasileiros estão vivendo sob o jugo de uma ditadura, em que seus direitos e garantias fundamentais estão sendo desrespeitados. O país tem presos políticos e pessoas, jornais e sites censurados. A renda da Folha Política, e também de outros canais e sites conservadores, está sendo confiscada a mando do ministro Luís Felipe Salomão, ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, em uma decisão que recebeu o respaldo dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Toda a renda de mais de 20 meses do nosso trabalho está sendo retida sem qualquer justificativa jurídica.

Se você apoia o trabalho da Folha Política, que há 10 anos mostra os fatos da política brasileira, e pode ajudar o jornal a permanecer em funcionamento, doe qualquer valor através do Pix, usando o QR Code que aparece na tela ou o código ajude@folhapolitica.org. Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

Há 10 anos, a Folha Política vem enfrentando a espiral do silêncio imposta pelo cartel midiático que quer controlar a informação. Pix: ajude@folhapolitica.org

Toda a renda gerada pelo nosso jornal desde 1º de julho de 2021 está confiscada por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org  

Depósitos / Transferências (Conta Bancária): 

Banco Inter (077)

Agência: 0001

Conta: 10134774-0

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

-

Banco Itaú (341)

Agência: 1571

Conta: 10911-3

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário