segunda-feira, 13 de março de 2023

Senador Izalci pressiona Pacheco por instalação da CPMI e alfineta Lula: ‘o DF errou, mas vários outros órgãos também tiveram um papel que precisa ser apurado’


Da tribuna do senado, o senador Izalci Lucas chamou a atenção para a insegurança jurídica que assola o país em diversas esferas. O senador apresentou uma série de exemplos em que os cidadãos não têm uma expectativa razoável sobre a estabilidade das leis ou sua aplicação. O senador apontou que a insegurança jurídica nas relações trabalhistas afasta investidores, apontando: “A maior preocupação dos investidores internacionais é a segurança jurídica. Então, a gente precisa ter uma legislação mais clara, que dê segurança, para não acontecer o que está acontecendo”. 

O senador defendeu a instalação urgente da CPMI que vai investigar os atos do dia 8 de janeiro. Izalci Lucas disse: “Com relação à CPMI, nós estamos aguardando a reunião do Congresso. E nós temos um interesse especial por sermos do DF e a gente tem acompanhado passo a passo cada detalhe do que aconteceu, antes e pós. A gente está acompanhando isso e eu espero que, na CPMI, a gente tenha a oportunidade de esclarecer tudo isso. Temos elementos já para mostrar que realmente existem outros fatores que precisam ser colocados a público disso. Então, a gente está aguardando a CPMI para a gente poder demonstrar que realmente o DF errou, mas vários outros órgãos também tiveram um papel que precisa ser apurado”.

A insegurança jurídica no Brasil só vem aumentando e não há muitas possibilidades de que novas leis possam vir a diminuí-la, já que leis debatidas e aprovadas nas duas Casas do Congresso Nacional podem ser anuladas com uma simples “canetada” de qualquer um dos ministros do Supremo Tribunal Federal. 

Segundo a Constituição Federal, o controle dos atos de ministros do Supremo Tribunal Federal é realizado pelo Senado, que pode promover o impeachment dos ministros em caso de crime de responsabilidade. No entanto, os presidentes da Casa vêm barrando a tramitação dos pedidos, sem consulta ao colegiado. Sem controle externo, alguns ministros do Supremo agem ao arrepio da Constituição. 

Em inquéritos secretos, o ministro Alexandre de Moraes, por exemplo, promove uma aberta perseguição a adversários políticos. Em um desses inquéritos, a Folha Política teve sua sede invadida e todos os seus equipamentos apreendidos. O inquérito foi arquivado por falta de indícios de crimes, mas os dados sigilosos foram compartilhados com outros inquéritos e com a CPI da pandemia, que compartilha dados sigilosos com a velha imprensa. 

Sem justificativa jurídica, o ministro Luís Felipe Salomão, ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, confiscou toda a renda da Folha Política e de outros sites e canais conservadores, para impedir suas atividades. A decisão teve o aplauso e respaldo dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Toda a renda de mais de 20 meses de trabalho de jornais, sites e canais conservadores está sendo retida sem qualquer base legal. 

Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode ajudar a impedir o fechamento do jornal, doe qualquer valor através do Pix, utilizando o QR Code que está visível na tela ou o código ajude@folhapolitica.org. Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

Há 10 anos, a Folha Política vem mostrando os fatos da política brasileira e dando voz a pessoas que o cartel midiático quer calar. Pix: ajude@folhapolitica.org

Toda a renda gerada pelo nosso jornal desde 1º de julho de 2021 está bloqueada por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org  

Depósitos / Transferências (Conta Bancária): 

Banco Inter (077)

Agência: 0001

Conta: 10134774-0

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

-

Banco Itaú (341)

Agência: 1571

Conta: 10911-3

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário