quinta-feira, 16 de março de 2023

Senador Magno Malta alfineta Moraes, apoia PEC para limitar ministros do STF e confronta: ‘Tenho certeza de que eles se sentem deuses’


Em um aparte ao senador Plínio Valério, o senador Magno Malta enfatizou a importância de combater o ativismo judicial e louvou a iniciativa do colega de propor uma Proposta de Emenda à Constituição para limitar os mandatos dos ministros do Supremo Tribunal Federal. 

Magno Malta afirmou: “O ativismo judicial subjugou esta Casa, subjugou a Câmara dos Deputados a nada, a um puxadinho”. O senador apontou a inutilidade do trabalho das duas Casas Legislativas quando leis aprovadas na Câmara e no Senado são anuladas por “canetadas” monocráticas de ministros. Ele disse: “seis meses, um ano, dois anos, debatendo um projeto de lei – dificuldades, emendas, Plenário, vai para uma Casa, volta até que ele é sancionado – e com apenas um ou dois dias é só alguém da esquerda entrar no Supremo com uma notificação qualquer e se foram dois anos embora de trabalho, acabam assim rapidamente”.

O senador Magno Malta lembrou que não cabe a ministros de uma corte constitucional exercerem o ativismo judicial, e apontou a responsabilidade do senado: “E esta Casa tem o papel constitucional de dar esse freio”.  O senador lembrou que, durante as sabatinas a que os ministros são submetidos no senado, todos se disseram contrários ao ativismo judicial e disse: “A todos eles foi perguntado sobre ativismo judicial. Parecia uma resposta só, unânime: "Quem quer fazer política tire a toga e vá disputar eleição. Filie-se a um partido. Aquele que ganha o privilégio de ter a toga tem que guardar a Constituição". Isso está nos Anais da Casa, isso está nas notas taquigráficas, isso está gravado, isso está filmado, isso tudo tem, isso tudo existe; e nós não vemos”. Magno Malta lembrou: “Naquela época, eu tinha a impressão de que eles eram suplentes de Deus. Hoje eu tenho certeza de que eles se sentem deuses”.

Ao concluir, o senador reiterou a necessidade urgente de uma CPMI, dizendo: “há um erro na cabeça de alguns legisladores, de alguns colegas: CPI não denuncia ninguém; CPI investiga denúncia. CPI não expõe ninguém; CPI investiga quem está exposto. Então, "ah, vai perseguir". Não, não. Alguém denunciou e por isso tem uma CPI para poder investigar, até para dizer que as pessoas estão certas, não estão erradas”.

Muitos brasileiros estão vivendo sob o jugo de uma ditadura, em que seus direitos e garantias fundamentais estão sendo desrespeitados. O país tem presos políticos e pessoas, jornais e sites censurados. A renda da Folha Política, e também de outros canais e sites conservadores, está sendo confiscada a mando do ministro Luís Felipe Salomão, ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, em uma decisão que recebeu o respaldo dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Toda a renda de mais de 20 meses de trabalho de jornais, canais e sites conservadores está sendo retida sem previsão legal. 

Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode ajudar o jornal a permanecer em funcionamento, doe qualquer valor à empresa Raposo Fernandes através do Pix, usando o QR Code que aparece na tela ou o código ajude@folhapolitica.org.  Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

Há 10 anos, a Folha Política vem mostrando para você os fatos da política brasileira, fazendo a cobertura dos três poderes, e dando voz a pessoas que o cartel midiático quer calar. Pix: ajude@folhapolitica.org

Nossa receita está bloqueada por ordem do TSE desde julho de 2021. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org
Depósitos / Transferências (Conta Bancária): 

Banco Inter (077)

Agência: 0001

Conta: 10134774-0

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

-

Banco Itaú (341)

Agência: 1571

Conta: 10911-3

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário