quarta-feira, 15 de março de 2023

Senador petista interrompe discurso de Sergio Moro para insultá-lo e é rebatido pelo ex-juiz: ‘quem gerou esses problemas todos foi a corrupção do seu partido’


Após o primeiro discurso do senador Sérgio Moro, ex-juiz da Lava Jato, o senador petista Rogério Carvalho, em aparte, acusou-o de corrupção durante o julgamento de Lula. Rogério Carvalho afirmou que é necessário coibir a corrupção, acrescentando: “inclusive a corrupção praticada por magistrados quando no exercício da sua função”.

O senador Rogério Carvalho afirmou: “me parece que houve um caso de corrupção ao julgar o Presidente Lula”. O senador ainda ligou a suposta corrupção aos atos do dia 8 de janeiro, dizendo: “um golpe que estava sendo urdido e que tem o seu nascedouro na prática incomum e deletéria do Judiciário ou de membros do Judiciário contra a democracia e contra o Estado democrático de direito”.

Da tribuna, o senador Sérgio Moro demandou o respeito devido, dizendo: “eu repudio as suas palavras”. Moro acrescentou: “O Senador aqui está quase me acusando de corrupção. Quem gerou esses problemas todos foi a corrupção do seu partido, Senador”. 

Moro lembrou ainda que a fala de Carvalho, além de inapropriada, fere o regimento interno do senado, e pediu respeito à tribuna. Seguiu-se um bate-boca e a palavra foi garantida ao senador Moro, que estava na tribuna, que disse: “Faço aqui o registro de que tomei o cuidado na minha fala de não pessoalizar a questão da corrupção, já que não quero aqui entrar em bate-bocas desnecessários. Mas tenho de repudiar a fala do colega, que foi ofensivo em relação à minha pessoa e ao trabalho que foi feito”.

O senador disse: “Quem gerou as oportunidades autoritárias, infelizmente, foi a corrupção dos governos anteriores, que acabaram gerando essas tentações e essa descrença na democracia”. Moro explicou ainda: “não se trata de criminalização da política. O que existe, infelizmente, dentro da política são poucos indivíduos que muitas vezes a desonram praticando crimes. E, quando se estabelecem algumas regras de prevenção, não se joga uma pecha de desconfiança sobre os políticos”. 

A “caçada” a conservadores vem fazendo muitas vítimas ao retirar direitos de um grupo de pessoas e tratá-las como sub-humanos. Vários inquéritos são conduzidos em cortes superiores, perseguindo pessoas com a mesma posição política, com base em “informação” produzida por testemunhas suspeitas e mesmo por empresas concorrentes, informação essa que é tomada por verdadeira sem questionamento por juízes agindo fora de suas atribuições, como é o caso dos inquéritos conduzidos por Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal e por Luís Felipe Salomão e seu sucessores no TSE. 

A Folha Política, assim como outros canais e sites conservadores, tem sua renda confiscada por uma ‘canetada’ do ministro Luís Felipe Salomão, do TSE, com o apoio e louvor de Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Toda a renda de mais de 20 meses de trabalho dos canais e jornais está sendo retida sem qualquer base legal. 

Se você apoia a Folha Política e pode nos ajudar a impedir que o jornal seja fechado, doe qualquer valor à empresa Raposo Fernandes, usando o Pix, através do QR Code que está visível na tela, ou usando o código ajude@folhapolitica.org. Caso prefira transferência ou depósito, a conta da empresa Raposo Fernandes está disponível na descrição do vídeo e no comentário fixado no topo. 

Há 10 anos, a Folha Política vem enfrentando a espiral do silêncio, mostrando os fatos da política brasileira e dando voz a pessoas que o cartel midiático quer calar. Pix: ajude@folhapolitica.org


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário