quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Senado já tem assinaturas para instalar CPMI dos atos de 8 de janeiro; coleta de assinaturas continua na Câmara


Parlamentares com algum compromisso com a verdade estão organizando uma CPMI para investigar todos os atos ocorridos no dia 8 de janeiro. Para instalar uma comissão mista, são necessárias 27 assinaturas de senadores e 171 assinaturas de deputados. O pedido de CPMI para investigar todos os atos do dia 8 de janeiro já conseguiu as assinaturas necessárias no Senado Federal. 

O deputado federal André Fernandes relatou que o número de 27 assinaturas foi atingido, e parabenizou os senadores que assinaram: 

Parabéns aos senadores:

1- Zequinha Marinho

2- Rogério Marinho

3- Magno Malta

4- Wellington Fagundes

5- Izalci Lucas

6- Mecias de Jesus

7- Eduardo Girão

8- Plínio Valério

9- Esperidião Amin

10- Flávio Bolsonaro

11- Alan Rick

12- Carlos Portinho

13- Astronauta Marcos Pontes

14- Jorge Seif

15- Hamilton Mourão

16- Jaime Barattoli

17- Damares Alves

18- Luís Carlos Heinze

19- Eduardo Gomes

20- Ciro Nogueira

21- Styvenson Valentim

22- Wilder Morais

23- Cleitinho

24- Tereza Cristina

25- Marcos do Val

26- Sergio Moro

27- Marcio Bittar

André Fernandes disse: “O número mínimo de assinaturas no Senado já foi alcançado, que é 1/3. Mesmo assim vale a pena checar se o SEU senador assinou ou não. Você tem o direito de cobrá-lo”. O deputado também explicou: “Por que CPMI e não uma CPI? De acordo com o art 21. do Regime Comum do Congresso, basta que a CPMI seja requerida por um terço dos membros da Câmara e do Senado para ela ser instaurada de forma automática, sem precisar do aval do Presidente do Congresso”.

O senador Esperidião Amin divulgou a CPMI ao assinar o pedido, e pediu aos colegas que assinassem. Ele disse: “Assinamos o requerimento de instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito – CPMI –  para que possamos apurar os fatos do dia 8 de janeiro. Já temos 23 assinaturas - das 27 necessárias no Senado. Chegaremos lá para conhecer a verdade sobre omissões!”

O senador Luis Carlos Heinze disse: “Assinei hoje o requerimento de instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito – CPMI –  para que possamos apurar os fatos do dia 8 de janeiro. Esse é o segundo pedido nesta direção que endosso, com a diferença que a investigação de agora deve reunir deputados e senadores, promovendo mais equilíbrio entre as forças políticas. O Brasil quer saber nome e sobrenome de TODOS os responsáveis. O Brasil tem hoje quase mil presos políticos, grande parte de forma arbitrária”. O senador se referiu ao pedido de CPI feito pelo deputado Marcel Van Hattem, de uma CPI que investigue os abusos de autoridade do STF e TSE, que também busca assinaturas. 

O senador Eduardo Girão divulgou um vídeo explicando a urgência e necessidade da CPMI e disse: “ASSINEI CPMI DO ATEN***! Quem participou por ação ou omissão do 8/1, seja de direita, esquerda ou infiltrado, deve ser punido exemplarmente com o devido processo legal. Por que o Governo Lula desmobilizou forças policiais se a ABIN informou a gravidade do ato? Que a Verdade apareça para o triunfo da Justiça. Paz & Bem”

O senador Magno Malta questionou os motivos pelos quais os parlamentares de extrema-esquerda estão tentando impedir a CPMI e disse: “eu estou acostumado com CPIs e grande CPIs, e sei que é necessário para que inocentes não paguem no lugar de quem cometeu os crimes”. 

O senador Flávio Bolsonaro disse: “Os atos do dia 8 foram tristes, lamentáveis e injustificáveis! Precisamos investigar e punir todos os envolvidos! Por qual razão alguns estão com medo dessa CPMI? Só queremos a verdade, nada além da verdade!”. 

O senador Carlos Portinho afirmou: “Assinei a CPMI para investigar a responsabilidade por ação ou omissão de TODAS as autoridades no evento do dia 8 janeiro. O governo já estava governando. Ou não”.

O deputado Carlos Jordy pediu: “Justiça pelos inocentes presos após o 8 de janeiro. Repudiamos os atos de vandalismo, mas muitas pessoas foram presas injustamente, sem terem cometido crimes. Se Lula colocou sigilo nas imagens e não quer a CPMI, é porque ele tem algo a esconder. Queremos justiça!”. 

Embora as 27 assinaturas de senadores sejam suficientes para a instalação de uma CPI, os parlamentares buscam uma CPMI para evitar que os presidentes das casas legislativas encontrem pretextos para não permitir a instalação da comissão. A CPI dos abusos de autoridade do STF e do TSE, por exemplo, não foi instalada porque o presidente da Câmara, Arthur Lira, alegou que o fim do ano estava próximo e havia uma fila de outras CPIs que também não tinham sido instaladas. As vítimas continuam sofrendo abusos enquanto os parlamentares tentam reunir assinaturas pela segunda vez. 

A liberdade e a propriedade privada há muito tempo já não são mais direitos fundamentais garantidos no Brasil, em consequência do ativismo judicial de alguns membros do Judiciário. A renda da Folha Política e de outros sites e canais conservadores está sendo confiscada a mando do ministro Luís Felipe Salomão, ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, com o apoio e respaldo dos ministros do STF Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. O confisco da renda, que foi mantido pelo corregedor seguinte, Mauro Campbell Marques, e segue sendo mantido, dia após dia, pelo atual corregedor, Benedito Gonçalves, atinge todos os vídeos produzidos pelo jornal, independente de tema, data, ou qualquer outro fator. Há mais de 19 meses, toda a renda do nosso trabalho vem sendo retida, sem qualquer previsão legal.

Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode nos ajudar a manter o jornal, doe qualquer valor à empresa Raposo Fernandes, utilizando o QR Code que está visível na tela, ou use o código Pix ajude@folhapolitica.org. Caso prefira, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

Com a sua ajuda, a Folha Política poderá se manter firme e continuar o seu trabalho. PIX: ajude@folhapolitica.org


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário