quinta-feira, 25 de abril de 2024

Marcel Van Hattem se exalta, expõe escândalo da OAB e cobra retratação: ‘foi cúmplice dos abusos de autoridade do Ministro Alexandre de Moraes’


Da tribuna da Câmara, o deputado federal Marcel Van Hattem expôs um dos grandes absurdos revelados pelo Congresso americano após a divulgação dos Twitter Files Brasil. O deputado afirmou: “a OAB, que vinha sendo acusada de ser omissa na defesa das prerrogativas dos advogados, tanto do dia 8 de janeiro, como daqueles que têm processo em todos esses inquéritos fakes, agora revela-se, por meio dos Twitter Files, que não foi apenas omissa, foi cúmplice dos abusos de autoridade do Ministro Alexandre de Moraes”.

O deputado relatou que a Ordem dos Advogados do Brasil peticionou, dentro dos inquéritos políticos conduzidos nas cortes superiores, para pedir a perseguição a advogados. Van Hattem disse: “É exatamente isso que a OAB fez, revelado agora os Twitter Files. "Alexandre de Moraes despacha para a Procuradoria-Geral da República no dia 6 de fevereiro o pedido da OAB". O pedido da OAB é, nada menos, na direção de suspender as atividades jurídicas da OACB e que ela deixe de ‘disseminar fake news contra a democracia’. A OAB coloca isso na petição que, aliás, difere da petição da ação civil pública. Fizeram especialmente para fazer média, pagar pedágio ao Ministro Alexandre de Moraes”.

O deputado prosseguiu explicando que a Procuradoria-Geral da República arquivou o pedido da OAB, mas foi ignorada pelo ministro Alexandre de Moraes. Ele disse: “o Ministro Alexandre de Moraes, mesmo sob pedido de arquivamento da PGR, decide censurar colegas advogados de Beto Simonetti, também advogado, mas, na verdade, jamais deveria perseguir advogados. Além disso, e aqui eu vou dizer literalmente, decide afastar de forma excepcional garantias individuais desses procuradores, desses advogados. Na verdade, aqui determina, inclusive, pena de multa diária de 20 mil reais mediante intimação pessoal de Geraldo José Barral Lima, Presidente da Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil”.

O deputado cobrou: “A OAB precisa retratar-se disso, não pode fazer o que fez, não pode utilizar-se das relações que mantém com Ministros do Supremo Tribunal Federal para perseguir outros advogados. Há o devido processo para isso; há a Comissão de Ética da OAB. Isso que foi revelado pelos Twitter Files, Sr. Presidente, é absolutamente escandaloso. Espera-se uma retratação da OAB e que jamais se repita isto: uma entidade de advogados desrespeitar o devido processo legal”. 

Muitos brasileiros estão vivendo sob o jugo de uma ditadura, em que seus direitos e garantias fundamentais estão sendo desrespeitados. O país tem presos políticos, tribunais de exceção e pessoas, jornais e sites censurados. A renda da Folha Política, e também de outros canais e sites conservadores, está sendo confiscada a mando do ministro Luís Felipe Salomão, ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, em uma decisão que recebeu o respaldo dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Todos os rendimentos de mais de 20 meses de trabalho de jornais, canais e sites conservadores estão sendo retidos sem previsão legal. Anteriormente, a Folha Política teve sua sede invadida e todos os seus equipamentos apreendidos, a mando do ministro Alexandre de Moraes, em inquérito que foi arquivado por falta de indícios de crime. 

Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode ajudar o jornal a permanecer em funcionamento, doe qualquer valor através do Pix, usando o QR Code que aparece na tela ou o código ajude@folhapolitica.org.  Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

Há mais de 10 anos, a Folha Política vem mostrando para você os fatos da política brasileira, fazendo a cobertura dos três poderes, e dando voz a pessoas que o cartel midiático quer calar. Pix: ajude@folhapolitica.org

Toda a receita gerada pelo nosso jornal ao longo de mais de 20 meses está bloqueada por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org

Depósitos / Transferências (Conta Bancária): 

Banco Inter (077)

Agência: 0001

Conta: 10134774-0

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

-

Banco Itaú (341)

Agência: 1571

Conta: 10911-3

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário