O senador Plínio Valério, da tribuna, defendeu a PEC que apresentou para fixar mandatos para ministros do Supremo Tribunal Federal. O senador mostrou que, se dependesse das opiniões expressas pelos próprios ministros do Supremo, a fixação de mandatos seria aprovada. Ele disse: “se falo isso, é porque a gente tem que começar uma forma de se contrapor a esse excesso de poder que tem o Supremo Tribunal Federal. Não adianta mais a gente só ficar lamentando, criticando, porque está demais, é uma aberração”.
O senador alertou que, se nada for feito para limitar os poderes autoconcedidos a ministros do Supremo, “nunca este país vai entrar nos eixos; nunca mais nós vamos voltar à ordem natural das coisas”. Plínio Valério prosseguiu: “A gente fala tanto em democracia, em Estado pleno de direito, como se pleno de direito fosse coisa de outro mundo. O Estado pleno de direito para mim, que não sou da área, é os Poderes se respeitarem: o Legislativo legisla, o Judiciário interpreta o que está na lei e decide a questão, e o Executivo executa”.
Em aparte, o senador Eduardo Girão apontou: “o senhor faz aqui um discurso muito contundente, firme, relembrando coisas que a gente tinha esquecido. Esses dados aí - seis votos - já é a maioria do Supremo, porque sabe aquela coisa que você se enforca com a corda que é dada? Como adoram dar entrevistas os "Supremos" do Brasil, eles vão revelando. Só que a aposta deles - quem sabe? -, é que esta Casa não vai votar, porque nos bastidores eles influenciam!”
Girão disse: “Isso é um convite: vamos colocar para votar? Vamos colocar para votar? Depende só do Senado agora”. O senador desabafou: “Chega, não é? Chega! Já deu! Tem que votar mandato, tem que votar impeachment de Ministro. É a única forma de esta Casa cumprir seu dever constitucional pelo reequilíbrio entre os Poderes para voltar à democracia, porque hoje nós não temos democracia no Brasil, tem uma ditadura!”.
Toda a receita gerada pelo nosso jornal ao longo de mais de 20 meses está bloqueada por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org
Depósitos / Transferências (Conta Bancária):
Banco Inter (077)
Agência: 0001
Conta: 10134774-0
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09
-
Banco Itaú (341)
Agência: 1571
Conta: 10911-3
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09