terça-feira, 15 de julho de 2025

Diplomata americano ‘explica’ carta de Trump ao Brasil e faz duro alerta sobre perseguições de Moraes: ‘estaremos observando atentamente’


O subsecretário de Diplomacia Pública do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Darren Beattie, manifestou-se, em publicação nas redes sociais, sobre as sanções impostas ao Brasil em decorrência da perseguição política empreendida pelo regime de Lula e do Supremo Tribunal Federal. A publicação foi compartilhada pelo Escritório para o Hemisfério Ocidental e traz um duro alerta ao Brasil. 

Darren Beattie afirmou: 

“O presidente Trump enviou uma carta impondo consequências há muito esperadas à Suprema Corte de Moraes e ao governo Lula por seus ataques a Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio americano. Tais ataques são uma vergonha e estão muito abaixo da dignidade das tradições democráticas do Brasil. As declarações do presidente Trump são claras. Estaremos observando atentamente”.

A carta de Trump que impôs tarifas ao Brasil se distingue nitidamente da maioria das cartas enviadas aos outros países, ao iniciar mencionando os abusos de autoridade do ministro Alexandre de Moraes, em sua perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a milhares de conservadores. Logo no início, o texto afirma: “Eu conheci e lidei com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o tinha em alta consideração, como também a maioria dos outros líderes de países. A forma como o Brasil vem tratando o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado no mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma desgraça internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma caça às bruxas que deveria ser encerrada IMEDIATAMENTE!”. 

O texto da carta prossegue explicando os motivos das tarifas impostas ao Brasil: “Devido, parcialmente, aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e contra os direitos fundamentais de liberdade de expressão dos norte-americanos (como ilustrado, ultimamente, pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e a expulsão do mercado brasileiro de redes sociais, passaremos a aplicar ao Brasil, a partir de 1.º de agosto de 2025, uma tarifa de 50 % sobre todos os produtos brasileiros enviados aos Estados Unidos, além das tarifas específicas para cada setor. O envio de bens através de terceiros com a intenção de evitar a tarifa de 50% também estará sujeito a essa tarifa mais elevada”.

O juiz Marcelo Bretas comentou: “Qualquer que seja o status da autoridade, sempre haverá alguém em posição superior. Os agentes públicos devem agir com humildade, conscientes de que o ‘poder’ é transitório, mas a responsabilidade é permanente”.

O deputado Bibo Nunes chamou a atenção para outro alerta ao Brasil, do senador americano Lindsey Graham. Bibo Nunes disse: “O senador republicano Lindsey Graham, aliado de Donald Trump, fez um duro alerta ao Brasil por manter relações comerciais com a Rússia em plena guerra na Ucrânia. Segundo Graham, o Congresso americano está prestes a aprovar “o pacote de sanções mais relevante da história do país”. O alinhamento ideológico do DESCONDENADO Lula com ditaduras e regimes autoritários como Rússia, Irã e China já começa a trazer consequências sérias para o Brasil. Quem paga a conta? O povo brasileiro!”.

O senador Lindsey Graham disse: “o presidente Donald Trump está completamente certo sobre os joguinhos de Putin. O Senado, em breve, vai avançar um projeto de lei de sanções severas, não só contra a Rússia, mas também contra países como a China e a Índia, que compram energia da Rússia para financiar a máquina de guerra de Putin. O projeto do Senado confere uma autorização para que o presidente Trump tenha o máximo de influência. Quando se trata de Putin e daqueles que sustentam sua máquina de guerra, está na hora de virar o jogo”. O senador disse ainda: “o Congresso está prestes a aprovar o pacote de sanções mais importante da história do país. Ele dará ferramentas ao presidente Trump que ele não tem hoje. É literalmente uma marreta. E os grandes ofensores aqui são a China, a Índia e o Brasil”. Graham alertou: “China, Índia e Brasil: vocês serão duramente atingidos se continuarem a ajudar Putin”. 

Muitos brasileiros estão vivendo sob o jugo de uma ditadura, em que seus direitos e garantias fundamentais estão sendo desrespeitados. O país tem presos políticos, tribunais de exceção, e pessoas, jornais e sites censurados. A renda da Folha Política, e também de outros canais e sites conservadores, está sendo confiscada a mando do ministro Luís Felipe Salomão, ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, em uma decisão que recebeu o respaldo dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Toda a renda de mais de 20 meses do nosso trabalho é retida sem qualquer justificativa jurídica.

Se você apoia o trabalho da Folha Política, que há mais de 10 anos mostra os fatos da política brasileira, e pode ajudar o jornal, doe qualquer valor através do Pix, usando o QR Code que aparece na tela ou o código ajude@folhapolitica.org. Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

Há mais de 10 anos, a Folha Política vem enfrentando a espiral do silêncio imposta pelo cartel midiático que quer controlar a informação. Pix: ajude@folhapolitica.org

Toda a receita gerada pelo nosso jornal ao longo de mais de 20 meses está bloqueada por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org

Depósitos / Transferências (Conta Bancária): 

Banco Inter (077)

Agência: 0001

Conta: 10134774-0

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

-

Banco Itaú (341)

Agência: 1571

Conta: 10911-3

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário