A deputada Bia Kicis, o deputado Marcel Van Hattem, e o deputado Luiz Philippe de Orléans e Bragança se manifestaram, em vídeo, durante sessão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, sobre o depoimento do ex-diretor do Departamento de Estado americano, Mike Benz, que está expondo como agências americanas interferiram nas eleições brasileiras, agindo em conjunto com o TSE, a velha imprensa e agências de “checagem”.
O deputado Marcel Van Hattem comentou:
“Mike Benz CONTANDO TUDO!
Escandaloso o envolvimento do governo Biden no processo político brasileiro e na censura à oposição.
Barroso à frente, no Brasil, de toda a sofisticada organização que atacou a soberania brasileira desde os EUA. Financiamento de Abraji, Agência Lupa, projeto Comprova, feito pelo então governo Biden para controlar o processo político e censurar brasileiros, tudo com conhecimento e apoio do STF. Escandaloso!
Informações de Mike Benz aqui na Câmara neste momento. Tudo no ventilador!”
O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança disse: “é escancarado. Teve conluio dos EUA com agentes do Estado brasileiro”
O deputado Filipe Barros, que preside a sessão, destacou alguns trechos do depoimento de Mike Benz:
“Mike Benz acaba de denunciar na CREDN que o Partido Democrata utilizou-se de uma instituição de fachada para que a CIA interferisse nas eleições brasileiras e fizesse de conta que estava protegendo a nossa democracia. Um claro atentado à nossa soberania. Precisamos investigar isso!”
O deputado citou: "Seria terrível para grupos serem vistos que foram financiados pela CIA. Foi por isso que foi criada a NED - National Endowment for Democracy. Para criar uma mentira de que estamos promovendo a democracia subsidiando grupos pela NED. Na verdade, o que queremos fazer é utilizá-los para ações secretas da CIA. Nós temos ações da CIA feitas por meio dessa organização.”
“O NDI lançou a coalizão Design 4 Democracy para encobrir as ações da CIA, iniciadas a menos de um mês após Bolsonaro vencer a eleição em outubro de 2018. Esse ramo do Partido Democrata e da CIA não esperou sequer um mês para começar a atacar a internet brasileira, acusando-a de viabilizar que Bolsonaro se tornasse presidente."
“Segundo Benz, em 2022, o Atlantic Council — financiado pelos militares americanos, pelo Departamento de Estado, pela USAID, pela CIA, pela NED e com 7 ex-diretores da CIA — fez cursos e parcerias de forma a fazer o TSE derrubar o que o Atlantic Council indicasse que devia ser derrubado”.
O escritor Flávio Gordon resumiu: “A denúncia de Mike Benz é nada menos que esta: o governo Biden forneceu os instrumentos para que o PT e o STF/TSE dessem um golpe de Estado em 2022”.
A audiência com Mike Benz está sendo transmitida pela Folha Política, assim como todos os fatos relevantes da política brasileira. Há mais de 10 anos, a Folha Política faz a cobertura da política brasileira. Entre inúmeros conteúdos da vida política brasileira, a Folha Política mostrou ao público os debates em torno de uma Proposta de Emenda à Constituição que visava aperfeiçoar o sistema eleitoral. A Folha Política mostrou os debates promovidos pelos proponentes da PEC, e também os debates ocorridos na Câmara dos Deputados, desde a proposição, passando pela Comissão Especial que debateu o tema, pela Comissão de Constituição e Justiça, até sua votação em plenário. O jornal também mostrou os pronunciamentos do então presidente da República sobre o tema. Foram expostos os argumentos favoráveis, contrários, e inclusive os argumentos dos partidos que defenderam a proposta, mas votaram contra.
O ministro Luís Felipe Salomão, ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, com o apoio de Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin, considerou que mostrar o debate público, com as opiniões de agentes legitimamente eleitos pelo povo e de figuras relevantes da política nacional, seria alguma espécie de “ataque” a alguma instituição. Em decisão inédita, o ministro mandou confiscar a renda do jornal, assim como de outros sites e canais conservadores, para impedir suas atividades. Toda a renda de mais de 20 meses do nosso trabalho vem sendo retida, sem qualquer justificativa jurídica.
Entre os vídeos cuja renda foi confiscada pelo ministro Luís Felipe Salomão, estão transmissões de sessões do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, da Presidência da República, do Supremo Tribunal Federal e do próprio Tribunal Superior Eleitoral, além de vídeos produzidos por políticos eleitos pelo povo, notícias pautadas pela documentalidade e pela publicidade e debates concernentes a temas relevantes para a democracia brasileira. O inquérito já está no quinto relator, a ministra Isabel Gallotti, tendo passado pelas mãos dos ministros Raul Araújo, Mauro Campbell Marques e Benedito Gonçalves. Como parece ser praxe nos inquéritos políticos conduzidos em cortes superiores, “matérias” da velha imprensa são utilizadas como justificativa para impor medidas arbitrárias, ainda que as matérias não tenham qualquer base em fatos, e essas medidas arbitrárias permanecem em vigor enquanto os inquéritos são prorrogados indefinidamente, sem que os alvos tenham qualquer chance de defesa ou acesso ao devido processo legal.
Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode ajudar, doe por meio do PIX cujo QR Code está visível na tela ou por meio do código ajude@folhapolitica.org. Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.
Há mais de 10 anos, a Folha Política vem mostrando a realidade da política brasileira e quebrando barreiras do monopólio da informação. Com a sua ajuda, poderá se manter firme e continuar a exercer o seu trabalho. PIX: ajude@folhapolitica.org