segunda-feira, 10 de abril de 2023

Senador Plínio Valério alerta para ONGs ‘infiltradas’ na Amazônia ao anunciar investigação de CPI: ‘Vamos saber o que essa gente está fazendo no meio do mato’


Em entrevista à TV Senado, o senador Plínio Valério explicou o que será investigado pela CPI das ONGs da Amazônia, que está em fase de instalação no Senado. O senador explicou que os trabalhos irão começar pelas ONGs que foram denunciadas pelo TCU após uma auditoria que mostrou que gastavam 85% de sua arrecadação com a própria diretoria. 

O senador listou várias denúncias que podem ser investigadas pela CPI, apontando que algumas das ONGs atuam como infiltradas, com ocorrências até mesmo de ONGs que não permitem a entrada de brasileiros em terras indígenas, desvios de recursos enviados para a saúde indígena, e denúncias de tráfico de entorpecentes e de minérios.

Plínio Valério disse: “quero aproveitar para mandar um recado para os brasileiros: nós não vamos demonizar ONGs. Esse não é o objetivo. Tem ONGs sérias que merecem ser bem tratadas e respeitadas. Não se trata disso, não vamos demonizar. Nós vamos investigar denúncias e procurar saber o que essa gente está fazendo lá no meio do mato”. 

Questionado sobre a questão dos ianomâmis em Roraima, o senador apontou que cabe investigar a ONG que recebeu dinheiro para cuidar da saúde indígena. Ele disse: “a questão dos ianomâmis é uma questão delicada. A gente deve chegar lá, sim, mas sempre do ponto de vista de alguma ONG que recebeu dinheiro para chegar lá e não fez”. 

O senador lembrou que a leitura do requerimento não é suficiente, e que é necessário pressionar o presidente Rodrigo Pacheco para que peça aos partidos que indiquem os integrantes. Plínio Valério avaliou ainda como será a atuação do governo Lula na CPI. Ele disse: “o governo vai atuar para trazer para depor pessoas que vão desfazer o que a gente está tentando construir. Isso é normal, isso faz parte, isso é democrático. Eu acho muito interessante que o governo escale seus senadores para a CPI”. O senador explicou: “vão tentar desfazer o que a gente vai fazer, ou melhor,  vão tentar demonstrar que a gente está errado. Se eles conseguirem provar que nós estamos errados, beleza. A gente sai de lá com um atestado de idoneidade para todas as ONGs da Amazônia, o que eu acho muito difícil. A gente tem ONGs aí que certamente não têm como se safar de uma investigação”.

A Folha Política mostra, há 10 anos, fatos da política brasileira, que incluem atos, pronunciamentos, eventos e declarações de membros dos três poderes, inclusive do atual presidente da República. Antes de sua eleição, a Folha Política mostrou atos dos presidentes anteriores, e, da mesma forma, pretende continuar mostrando os atos dos próximos presidentes, assim como a cobertura completa de fatos de relevância nacional no âmbito da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, das Assembleias Legislativas estaduais, das câmaras municipais, do STF e de outros tribunais. Contudo, atualmente, a renda do jornal está sendo confiscada a mando do ministro Luís Felipe Salomão, ex-corregedor do TSE, que decidiu inviabilizar o funcionamento de sites e canais conservadores, privando-os dos meios de sobrevivência. Todos os rendimentos de mais de 20 meses de trabalho do jornal estão sendo retidos sem qualquer base legal. 

O confisco de renda atinge todos os vídeos produzidos pelo canal, independente do conteúdo. Essa decisão recebeu o apoio e aplauso do ministro Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin, e se soma a outras medidas já tomadas contra o canal, como a apreensão de todos os equipamentos promovida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, em inquérito que foi arquivado por falta de indícios de crime. 

Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode ajudar a evitar que o jornal seja fechado, doe qualquer valor pelo Pix, utilizando o QR Code que está visível na tela ou o código ajude@folhapolitica.org. Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

Há 10 anos, a Folha Política vem mostrando os fatos da política brasileira, fazendo a cobertura dos três poderes, e dando voz a pessoas que o cartel midiático quer calar. Pix: ajude@folhapolitica.org

Toda a renda gerada pelo nosso jornal desde 1º de julho de 2021 está bloqueada por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org  

Depósitos / Transferências (Conta Bancária): 

Banco Inter (077)

Agência: 0001

Conta: 10134774-0

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

-

Banco Itaú (341)

Agência: 1571

Conta: 10911-3

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário