quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Senador Girão escancara perseguição política de Moraes contra Bolsonaro e cidadãos de direita: ‘Deterioração moral’


O senador Eduardo Girão se pronunciou durante a coletiva de imprensa após a reunião dos representantes da oposição com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Girão lembrou que o necessário enfrentamento da tirania não é uma questão restrita a um grupo político. Ele disse: “a gente vê uma deterioração moral muito grande no país, na sociedade. Somos parlamentares que vão nas ruas, nas praças, nos mercados. É um sentimento geral de que não existe justiça nesse país. E está muito clara uma perseguição política em curso”.

Girão prosseguiu: “E nós não podemos ficar calados. Nós estamos vendo uma série de privilégios que o poder, hoje, que manda no Brasil já há algum tempo, que é o Poder Judiciário, que é o STF, com declarações políticas, como colocou o nosso líder, dia sim, dia não. E hoje, com o alinhamento claro ideológico com o governo Lula, é péssimo para a nossa democracia, se é que nós temos democracia, ainda, no Brasil hoje”.

O senador explicou que, na reunião com Pacheco, os senadores da oposição solicitaram algumas pautas, e destacou a questão do foro privilegiado e suas consequências. Ele disse: “solicitamos algumas pautas, dentre elas o fim do foro privilegiado, nessa interlocução com a Câmara dos Deputados. Consideramos o foro privilegiado uma blindagem muito grande, um guarda-chuva de um mecanismo que protege os poderosos do Brasil. E hoje, com o poder que esmaga os demais, as coisas ficam sem andar. A justiça não funciona, porque quem deveria investigar o Supremo Tribunal Federal deveria ser o Senado. É uma prerrogativa constitucional. E quem deveria investigar os senadores é o STF. Um poder acaba protegendo o outro, porque muitos senadores, deputados têm, e dos seus correligionários, processos no STF. Então, o que a gente quer é que exista o devido processo legal no país”. Girão lembrou que o Senado já votou o fim do foro privilegiado há cinco anos, mas o projeto ficou parado com o presidente da Câmara, que não leva o projeto a votação. 

O senador afirmou: “precisamos de serenidade nesse momento, mas de firmeza também do presidente do Senado, que nos ouviu, para que a gente volte a ter equilíbrio e independência entre os poderes da República, porque hoje nós temos um poder que manda nos demais”.

No contexto atual do Brasil, muitas pessoas estão sendo tratadas como sub-cidadãos, pelo simples motivo de terem manifestado apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Por expressarem suas opiniões, são alvo de CPIs, de inquéritos secretos conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal, ou são vítimas de medidas arbitrárias como prisões políticas, apreensão de bens, e exposição indevida de dados, entre outras. Para esses “sub-cidadãos”, não há direitos humanos, garantias fundamentais ou devido processo legal. O senado vem assistindo aos abusos há vários anos, sem qualquer reação. 

A renda da Folha Política,assim como de outros canais e sites conservadores, está sendo confiscada a mando do ex-corregedor do TSE, Luís Felipe Salomão, com o apoio e aplauso dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Toda a renda de mais de 31 meses de trabalho do jornal está sendo retida sem justificativa jurídica. Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode nos ajudar a continuar nosso trabalho, doe qualquer valor através do Pix, usando o QR Code que está visível na tela, ou com o código ajude@folhapolitica.org. Se preferir transferência ou depósito, a conta da empresa Raposo Fernandes está disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo. 

Há mais de 10 anos, a Folha Política vem mostrando os eventos da política brasileira e dando voz a pessoas que o cartel midiático quer manter invisíveis. Pix: ajude@folhapolitica.org

Todo o faturamento gerado pela Folha Política desde 1º de julho de 2021 está bloqueado por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do
PIX: ajude@folhapolitica.org

Depósitos / Transferências (Conta Bancária): 

Banco Inter (077)

Agência: 0001

Conta: 10134774-0

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

-

Banco Itaú (341)

Agência: 1571

Conta: 10911-3

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário