terça-feira, 21 de março de 2023

Alê Silva analisa ‘decisão absurda’ de Moraes sobre prisões em massa: ‘estado de exceção propriamente dito, em que as condutas individuais não estão sendo analisadas’


Em vídeo transmitido pelas redes sociais, a ex-deputada federal Alê Silva, que vem atuando como advogada na defesa de pessoas que foram presas em massa a mando do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, analisou e explicou uma das ordens de prisão exaradas pela Corte, apontando que a decisão, que é padronizada e aplicada a centenas de pessoas diferentes, manifesta “uma grande injustiça”. Alê Silva disse: “é como se a custodiada estivesse recebendo antecipadamente a sua pena”.

A advogada afirmou: “nós chegamos a esse absurdo, né, a um estado de exceção propriamente dito, em que as condutas individuais não estão sendo analisadas”. Alê Silva apontou que, embora a Procuradoria-Geral da República reconheça que o tipo penal que vem sendo atribuído aos cidadãos pela extrema-esquerda e pela velha imprensa não se aplica; por outro lado,  os tipos penais que estão sendo utilizados são extremamente graves e sem qualquer relação com a conduta real das pessoas. 

Alê Silva explicou: “Nós estamos recorrendo da decisão, mas sabemos que é um recurso pró-forma. Esses caras que assinaram essa decisão não vão mudar seu entendimento, de forma alguma, mas nós temos que cumprir com nosso papel, que é a defesa. Só que essa decisão está sendo padrão. É igual para todo mundo. Um ctrl-c ctrl-v inacreditável. E é contra isso, também, que nós estamos lutando. Se for para inculcar a cada um que esteve na Esplanada algum tipo penal, que seja feito dentro do que prevê a lei. Para isso, precisamos da individualização das condutas”. 

A ex-deputada descreveu o caso específico, de uma senhora que foi presa no palácio do Planalto, apontando que, no caso mais extremo em que a mera presença dela no local seja considerada um fato criminoso, a pena máxima seria de 6 meses, mas ela permanecerá presa pelo tempo que levar o processo. Alê Silva disse: “Não é justo que ela pague uma pena antecipada”

Alê Silva explicou que não há, nos autos, qualquer indício de que a pessoa presa tenha participado de qualquer tipo de violência. Ela afirmou: “quem alega tem que provar. Se o Ministério Público fez todas essas alegações, e com base nessas alegações, o Supremo está mantendo a prisão preventiva dessa senhora, ela deve ficar detida até o final da instrução ou até a decisão”. A ex-deputada explicou que, como não há provas de participação em violência, a mulher em questão deverá ser absolvida das acusações, e acrescentou: “Mas, até lá, ela já terá pago, com a ausência de sua liberdade, que é a pena máxima do Brasil, não sabemos por quanto tempo. Isso é justo? Não é justo”. 

No Brasil atual, a liberdade de manifestação não é reconhecida de forma igual para todos. As manifestações promovidas por partidos de esquerda, sindicatos e coletivos, divulgadas pela velha imprensa e por sites e canais de internet, não estão sujeitas a qualquer investigação sobre seu financiamento ou qualquer questionamento sobre se as ideias que defendem seriam “democráticas” ou “antidemocráticas”. Mesmo quando há cartazes pedindo ditadura, depredação de patrimônio público e privado, ou agressões a políticos e cidadãos, nada disso é considerado um “ato antidemocrático” quando o “ato” é da esquerda.

Nos últimos anos, milhões de pessoas foram às ruas para pedir liberdade e respeito à Constituição, incluindo a liberdade de expressão, a liberdade de culto, a liberdade de ir e vir, entre outras. Essas manifestações pacíficas tornam-se alvo de inquéritos sigilosos, alimentados por “notícias” da velha imprensa, nos quais manifestantes e jornalistas que cobrem as manifestações são perseguidos, presos, censurados, e têm seus bens apreendidos. 

A renda da Folha Política está sendo confiscada a mando do ministro Luís Felipe Salomão, ex-corregedor do TSE, com respaldo e apoio de Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. A decisão confisca, de forma indiscriminada, todas as receitas advindas do Youtube, indicando claramente que a intenção não é a de excluir conteúdos específicos, mas sim de calar o canal e eliminar o jornal. Toda a renda de mais de 20 meses de trabalho do jornal está sendo retida sem qualquer justificativa jurídica. 

Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode ajudar a evitar que o jornal seja fechado, doe por meio do PIX cujo QR Code está visível na tela ou por meio do código ajude@folhapolitica.org. Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

Há 10 anos, a Folha Política vem mostrando a realidade da política brasileira e quebrando barreiras do monopólio da informação. Com a sua ajuda, poderá se manter firme e continuar a exercer o seu trabalho. PIX: ajude@folhapolitica.org

Nossa receita está bloqueada por ordem do TSE desde julho de 2021. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org
Depósitos / Transferências (Conta Bancária): 

Banco Inter (077)

Agência: 0001

Conta: 10134774-0

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

-

Banco Itaú (341)

Agência: 1571

Conta: 10911-3

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário