domingo, 16 de fevereiro de 2025

Senador Magno Malta faz duros questionamentos ao procurador-geral da República em meio à visita da OEA e iminência de denúncia contra Bolsonaro


O senador Magno Malta, em pronunciamento pelas redes sociais, questionou o procurador-geral da República, Paulo Gonet, após a visita do relator especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos. 

O senador lembrou que, nos inquéritos políticos conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Superior Eleitoral, o ministério público vem sendo sistematicamente desconsiderado. 

Magno Malta  apontou que a velha imprensa vem divulgando que Gonet pretende denunciar o ex-presidente Jair Bolsonaro antes da divulgação do relatório da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. O senador ironizou a omissão face à atuação política de ministros do Supremo, lembrando que é o momento em que o presidente decide sobre sua recondução, e disse: “se essa gente está dizendo, é porque tem informação. Espero que não tenha vindo do senhor, e que a informação também seja mentirosa”. Malta ponderou que, mesmo após vários dias de repetição de que a velha imprensa teria acesso privilegiado a informações sigilosas, não houve nenhuma manifestação do Ministério Público. 

O senador questionou o procurador-geral da república: “a minha pergunta é: por que o senhor não fez, ainda, uma nota desmentindo, dizendo que isso é fake? Porque o senhor, como ministério público, sabe que o senhor não precisa e não pode estar vazando nada. Ainda mais que virou uma prática no Supremo vazar para quem eles querem, ainda que esteja sob segredo de justiça. Mas eu acho que o senhor deveria desmentir”

Magno Malta explicou suas motivações: “eu lhe recebi no meu gabinete (...) e disse ao senhor que eu estava incomodado com a violação da Constituição e das leis, no Brasil. (...) E perguntei como o senhor se comportaria diante disso”. O senador relatou que Gonet lhe disse que pretendia respeitar as leis, e disse: “mas, se o senhor denunciar Jair Bolsonaro, não passou de uma farsa e de uma mentira”. 

O senador relembrou que, durante a sabatina de Gonet, questionou a base legal utilizada para denunciar Bolsonaro por se reunir com embaixadores quando era presidente, e que o procurador não indicou nenhuma lei que embasasse o caso. Malta disse: “olha como o senhor gaguejou. Então o senhor sabe que Jair Bolsonaro não está inelegível, porque ele não foi julgado por nenhum tribunal”.

O senador sugeriu: “Então, eu gostaria que o senhor desmentisse isto,  e eu ficaria muito feliz porque recordaria aquele Gonet que foi no meu gabinete e que foi recebido por mim e que eu tive essa conversa com o senhor”.

Magno Malta lembrou que há denúncias graves surgindo nos Estados Unidos e sugeriu: “o senhor precisa passar para a história de uma outra maneira e não embolado com essa gente, que certamente a batata deles está esquentando”.

Muitos brasileiros estão vivendo sob o jugo de uma ditadura, em que seus direitos e garantias fundamentais estão sendo desrespeitados. O país tem presos políticos, tribunais de exceção, e pessoas, jornais e sites censurados. A renda da Folha Política, e também de outros canais e sites conservadores, está sendo confiscada a mando do ministro Luís Felipe Salomão, ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, em uma decisão que recebeu o respaldo dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Toda a renda de mais de 20 meses do nosso trabalho é retida sem qualquer justificativa jurídica.

Se você apoia o trabalho da Folha Política, que há mais de 10 anos mostra os fatos da política brasileira, e pode ajudar o jornal, doe qualquer valor através do Pix, usando o QR Code que aparece na tela ou o código ajude@folhapolitica.org. Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

Há mais de 10 anos, a Folha Política vem enfrentando a espiral do silêncio imposta pelo cartel midiático que quer controlar a informação. Pix: ajude@folhapolitica.org


Nossa renda está bloqueada por ordem do TSE. 

Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org

Depósitos / Transferências (Conta Bancária): 

Banco Inter (077)

Agência: 0001

Conta: 10134774-0

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

-

Banco Itaú (341)

Agência: 1571

Conta: 10911-3

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário